A administração do Serra Dourada instalou nos últimos meses um sistema pioneiro no Brasil de câmeras em toda a estrutura do estádio. Algumas câmeras instaladas têm capacidade de deixar pessoas ou objetos, em alta definição, a quase 1 quilômetro de distância.

A comunicação é feita diretamente com a Polícia Militar de Goiás caso haja confrontos nas proximidades do Serra Dourada.

Ao todo são 19 câmeras – 11 fixas, sendo duas diretamente para os locais onde ficam as torcidas organizadas, e 8 móveis – todas elas em alta definição.

Estas câmeras tiram uma foto por segundo, de pelo menos 8 megapixels. Assim, as câmeras têm autonomia de ver a qualquer momento, mesmo que as pessoas tentem se esconder.

Nas próximas semanas – a intenção é que se instale até o amistoso do Brasil contra o Panamá, no dia 3 de junho – um sistema de reconhecimento facial. Se a pessoa tiver qualquer problema com a justiça, ela será identificada e a administração do Estádio avisará a Polícia Militar.

Outra medida de segurança será a instalação de uma impressora que imprimirá a foto do causador de uma eventual confusão e será repassado também para a PM, o que facilitará a sua identificação. Estas fotos também serão repassadas para a Secretaria de Segurança Pública de Goiás.

Ainda haverá a instalação de um Jecrim (Juizado Especial Criminal), em parceria com o Ministério Público de Goiás, Polícia Militar e Polícia Civil, e que funcionará no terceiro andar do Serra Dourada.

O Jecrim é um órgão da estrutura do Poder Judiciário brasileiro destinado a promover a conciliação, o julgamento e a execução das infrações penais consideradas de menor potencial ofensivo.

Como funciona o monitoramento

A sala de monitoramento é composta por 3 televisores de 42 polegadas, de led, e feitos especialmente para este tipo de serviço.

Como a sala é climatizada, os equipamentos podem funcionar durante 24 horas sem esquentar.

As câmeras instaladas no Serra Dourada funcionarão 24 horas por dia. Se qualquer movimentação estranha no entorno do estádio acontecer, a própria câmera focaliza e identifica as pessoas.

Caso a imprensa necessite de algum tipo de imagem para alguma reportagem, basta solicitar, por meio de ofício, à administração do Estádio Serra Dourada.

Segurança em primeiro lugar

Todas estas medidas foram solicitadas pela atual gestão do Serra Dourada, visando total segurança para o torcedor ir ao estádio e levar toda a sua família.

A administração do Serra Dourada também conseguiu junto ao Ministério Público, R$ 2 milhões para realizar melhorias para segurança do estádio. A destinação final do dinheiro ainda está sendo estudada.

 

Por Carlos Freitas

 

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.