Na busca por aumentar sempre a segurança do público que acorre às suas dependências para presenciar os importantes eventos que acontecem no local, o Serra Dourada dispõe, há algum tempo, de um eficiente sistema de monitoramento por vídeo da parte interna e externa do estádio.
Ferramenta reconhecidamente importante no auxílio ao trabalho do Batalhão de Eventos da Polícia Militar, que faz a segurança do local, o sistema mais uma vez prestou um serviço à comunidade ao ajudar na solução de um assalto ocorrido fora do estádio, mas cujos criminosos seguiam para ele.
CRIME
No dia 24 de abril, uma jovem foi assaltada em um dos terminais de transporte coletivo de Goiânia.
|
 |
Ela percebeu que os assaltantes formavam um grupo que parecia ser de supostos torcedores do Goiás Esporte Clube. Eles roubaram um telefone celular da vítima.
Como naquele dia seria disputado o clássico entre este clube e o Vila Nova, no Serra Dourada, a jovem decidiu ir ao estádio na tentativa de que a polícia pudesse tomar alguma providência e, quem sabe, identificar e deter os bandidos.
A ideia funcionou graças ao sistema de monitoramento do estádio. A vítima procurou a Polícia e passou as características físicas dos seus agressores. Com essas informações, foi acionado o sistema de monitoramento do estádio e os assaltantes foram identificados em meio ao público do jogo e detidos pelos policiais do Batalhão de Eventos da PM.
SISTEMA
Um dos primeiros a ser instalado no País, o sistema de monitoramento por vídeo do Serra Dourada é composto por 19 câmaras de alta capacidade de definição e enquadramento e muita velocidade.
Elas podem tirar uma foto por segundo, de, pelo menos, oito megapixels e são capazes de deixar reconhecíveis pessoas e objetos, em alta definição, a quase um quilômetro de distância.
As imagens são enviadas para uma sala de monitoramento, climatizada, onde pelo menos três aparelhos televisores LED de 42 polegadas, feitos especialmente para este trabalho, são vigiados por especialistas em segurança.
Da sala de monitoramento a comunicação é em tempo real com a Polícia Militar, que aciona suas equipes ao sinal de qualquer anormalidade.
|