O Estádio Olímpico foi escolhido para ser uma das sedes da Copa do Mundo sub-17 de Futebol, que será disputada entre os dias 26 de outubro e 17 de novembro. O comunicado oficial foi feito pelo Comitê Organizador Local do torneio.

Em abril, uma comitiva da Fifa esteve no Olímpico para realizar uma inspeção. À época, já havia sido sinalizado a intenção de realizar partidas da competição no local, que havia passado a ser administrado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), no início do mesmo mês. Momento em que, uma equipe assumiu os serviços de manutenção do espaço.


Panorâmica do Estádio Olímpico

“Esta escolha é resultado da visita de inspeção conduzida pela Fifa no início de abril de 2019 e reflete a confiança daquela organização esportiva no potencial dessa cidade para acolher esta competição que reunirá 24 seleções de jovens jogadores de futebol”, diz o documento oficial enviado à Seel.

Para o secretário Rafael Rahif estar na rota de grandes competições é de suma importância para Goiás. “Além de fomentar o esporte, ter a capital do Estado como sede de um evento mundial de futebol movimenta a economia da cidade, pois receberemos não só as seleções, mas também torcedores de outros países e regiões do Brasil”, pontuou o titular da pasta.

O sorteio para definir os grupos será em Zurique, na Suíça, no dia 11 de julho. As 24 seleções participantes serão divididas em seis grupos de quatro times – depois oitavas, quartas, semifinal e final. A priori, o evento seria no Peru, no entanto, problemas na organização fizeram com que a Fifa decidisse mudar a sede para o Brasil.

Seel na gestão do Centro de Excelência

No dia 4 de abril, a Seel assumiu a gestão de todas as estruturas que compõe o Centro de Excelência, que são o próprio estádio Olímpico, o ginásio Rio Vermelho e o Parque Aquático. Anteriormente, essas praças esportivas estavam sob a administração da Universidade Estadual de Goiás, que continua com a cessão de uso do prédio que também está no complexo, onde atualmente são ministradas aulas para os cursos de educação física e fisioterapia da UEG.

A situação do local era de calamidade, com falta de serviços básicos, como água e energia elétrica. Além disso, a estrutura física estava deteriorada. A Seel atuou rapidamente para dar condições de uso para o estádio Olímpico, que 10 dias depois recebeu as finais do Campeonato Goiano. O gramado foi revitalizado, o grande serviço de manutenção foi feito na arquibancada, banheiros e todos os locais de acesso ao estádio.

“Nosso trabalho de recuperação do estádio Olímpico foi intenso, tanto que todos puderam ver um estádio totalmente diferente nas finais do Campeonato Goiano, com apenas 10 dias que tínhamos assumido a gestão do espaço. Todo nosso esforço foi recompensado com a visita da Fifa, no início de abril, a Goiânia, o que mostrou ao comitê organizador que a praça esportiva possui totais condições de receber competições de porte internacional, como o Mundial sub-17”, afirmou o secretário.

Confira as seleções que disputarão a Copa do Mundo sub-17 de futebol

Brasil: País sede
Confederação Asiática de Futebol: Austrália, Japão, República da Coreia, e Tajiquistão
Confederação Africana de Futebol: Angola, Camarões, Nigéria e Senegal
Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe: Canadá, Haiti, México e EUA.
Confederação Sul-americana de Futebol: Argentina Chile, Equador, Paraguai
Confederação de Futebol da Oceania: Nova Zelândia e Ilhas Salomão
União Europeia de Futebol: França, Hungria, Itália, Holanda e Espanha

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.