O primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro de 2018 chegou ao fim com os times goianos se dando bem. Dos três que participam da competição, dois estão no chamado G-4, o grupo das melhores posições. E o terceiro está a apenas três pontos desta elite.

Simplificando, na metade do campeonato, todos os clubes goianos têm perspectivas concretas de subirem para a Série A na próxima temporada. A torcida agora é para que todos eles mantenham essas possibilidades até o final do ano e atinjam o objetivo.

Os dois que estão entre os primeiros são Vila Nova e Atlético, que ocupam, respectivamente, o terceiro e o quarto lugares, cada um com 30 pontos. O Goiás, que completa o trio goiano na Série B 2018, aparece na nona colocação, apenas três pontos atrás dos dois rivais, ou seja, com 27.


Taça da Série B 2018

ACESSO

De acordo com os especialistas em tabelas de pontuação e estatísticas, a probabilidade é de que um time poderá garantir o acesso à Série A em 2019 se conquistar 64 pontos na Série B deste ano. Talvez até com um pouco menos, somando a partir de 62 pontos.

Sendo assim, embora tenham feito boas campanhas no primeiro turno, as equipes goianas terão que ser ainda melhores na segunda fase para alcançarem o objetivo de subir para a Série A. Na prática, terão que somar mais pontos no segundo turno do que fizeram no primeiro.

Vila Nova e Atlético, que obtiveram 30 pontos na primeira fase da Série B, terão que conquistar 34 no segundo turno para atingirem o número mágico do acesso, ou seja, 64 pontos ganhos. Isto significa repetir, na próxima fase, o que o CSA (AL) realizou na etapa anterior.

O time alagoano, que ocupa o segundo lugar na classificação, obteve 34 pontos nos 19 jogos do turno. Para se manterem na briga pelo acesso, Vila Nova e Atlético terão que repetir este feito, segundo a previsão dos especialistas em números.

DIFICULDADE

A situação é ainda mais complexa para o Goiás. Depois de começar mal o campeonato, o time esmeraldino se recuperou ao longo do primeiro turno, mas terminou um pouco atrás dos rivais. Por isto, terá que fazer mais que eles no segundo turno para chegar ao número mágico.

Trocando em miúdos, com 27 pontos, o Goiás terá que conquistar outros 37 no returno para chegar aos 64 pontos que os especialistas apontam como limite seguro para garantir o acesso. Não é nada fácil e a equipe esmeraldina terá que apresentar desempenho de líder para fazer isso.

Esta performance, 37 pontos, foi, por exemplo, exatamente a que o Fortaleza (CE), líder em todas as rodadas e melhor time do campeonato até o momento, apresentou nos primeiros 19 jogos que disputou no certame. Para se ter ideia, foram 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas.

Em comparação simples, o Goiás obteve oito vitórias, três empates e sofreu oito derrotas. Portanto, terá que vencer mais e perder menos.

De qualquer forma, os três goianos estão em ascensão, o que permite previsões otimistas. Até a que imagina a presença de todos eles na Série A em 2018. Otimismo à parte, todos estão cientes de que a tendência é de que o segundo turno apresente maiores dificuldades que o primeiro.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.