Mesmo com o resultado já não tendo mais tanta importância, o Atlético mostrou, outra vez, por que conquistou o título da temporada ao vencer o Bahia, de virada, por 2 a 1, sábado, 26, no Estádio Olímpico, na última rodada da Série B do Brasileiro 2016.
Apesar da derrota, o Bahia alcançou seu objetivo, que era o acesso à Série A, depois de passar dois anos na segunda divisão. O time foi favorecido pela derrota do Náutico (PE), em casa, para o Oeste (SP).
Os gols do jogo foram assinalados pelo atacante Edigar Junio, para o Bahia, enquanto o centroavante Júnior Viçosa e o meia Jorginho marcaram para o campeão da Série B 2016.
|
 |
O jogo da festa, no qual o Atlético recebeu a taça pelo título, atraiu público de 11 mil e 750 pessoas ao Estádio Olímpico, praticamente a lotação total da praça. Deste montante 10 mil e 90 espectadores pagaram ingresso, totalizando renda de R$ 172.305,00.
TENSÃO
Embora tivesse dois dos principais times da competição em campo, a partida no Olímpico não foi de grande qualidade. Talvez isto tenha acontecido pela falta de interesse do Atlético. Ou, quem sabe, pela tensão do Bahia. Mas, o fato é que o jogo foi fraco tecnicamente.
Ficou nítida a ansiedade dos jogadores baianos desde o início do confronto e durante toda a primeira etapa. Os visitantes erraram muitos passes, precipitaram jogadas de contra-ataque e pouco produziram nesta fase.
Já o Atlético, por sua vez, com o título garantido, jogou com seriedade, mas não apresentou a mesma combatividade de jornadas anteriores. Até porque não havia necessidade para tanto.
Desta forma, a partida seguiu burocrática até os 35 minutos, quando o meio-campista Régis fez boa jogada pelo setor esquerdo de ataque do Bahia e mandou rasteiro para a área.
A bola cruzou a extensão da meta atleticana e encontrou o pé de Edigar Junio, do outro lado, que estufou a rede, abrindo o marcador para a equipe visitante.
Mas a festa baiana sofreu um baque ainda no primeiro tempo. Aos 48 minutos, veio a ducha de água fria, porque o centroavante Júnior Viçosa empatou o jogo, concluindo bela trama do ataque rubro-negro goiano.
ABSOLUTO
Apesar do empate sofrido no fim da etapa inicial, o Bahia voltou para o segundo tempo ainda se classificando para a Série A, devido à combinação de resultados naquele momento. Satisfeito com a situação, o time recuou em campo.
Esta estratégia baiana deu espaço para o Atlético jogar e os donos da casa se tornaram absolutos no gramado, embora não fizessem tanto esforço para isso. Ficou evidente a superioridade atleticana sobre o adversário.
Desta forma, mesmo sem pressionar muito em busca do gol, a equipe goianiense chegou à virada. O tento aconteceu aos 26 minutos, através do meia Jorginho, um dos principais nomes do time.
O jogador aproveitou rebote após cruzamento que veio da direita do ataque atleticano e, livre na entrada da pequena área, mandou para o fundo do gol, estabelecendo a virada no novo estádio localizada na Avenida Paranaíba, em Goiânia.
Após sofrer o gol, o Bahia até ensaiou uma pequena pressão sobre o adversário, mas não obteve sucesso na tentativa de alterar o marcador. Menos mal para os baianos foi que, apesar da derrota, o acesso à Série A veio através de uma combinação favorável de resultados ao final da rodada.
|