Essa é uma pergunta que as vezes surge entre torcedores, principalmente aqueles que tiveram a oportunidade de assistir a inauguração do estádio Serra Dourada no dia 03 de março de 1975, portanto há 38 anos. Buscando informações na extinta Secretaria de Esportes e Lazer, na Federação Goiana de Futebo (FGF) e na própria Agel (Agência Goiana de Esportes e Lazer) que hoje comandam o estádio, na conversa com funcionários mais antigos da casa, fala-se em mais de 3.000 partidas. Isso tomando por base uma média de 70 a 80 jogos a cada ano. São jogos do Campeonato Goiano, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro das Séries A-B-C,Campeonato Goiano de Juniores que tinham suas partidas realizadas nas preliminares dos jogos das equipes profissionais, Copa Centro-Oeste, partidas amistosas da Seleção Brasileira,  partidas da Copa América, partidas de algumas equipes amadoras na decisão de algum título, troféu ou taça, etc.

O estádio Serra Dourada nos anos 80 e 90 já recebeu em seu gramado jogos às terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingo. Não se pode esquecer das famosas rodadas duplas que eram realizadas nos jogos do Campeonato Goiano anos atrás. Com o passar dos anos e com a modernidade chegando ao calendário esportivo do Brasil, os jogos foram diminuindo, o mesmo acontecendo com várias equipes que simplesmente “desapareceram” do cenário esportivo goiano. Para ser ter uma noção já teve Campeonato Goiano sendo disputado com 26 equipes. Hoje apenas 10 disputam a Série A do Goianão.

 A famosa Copa União promovida pela CBF já teve a participação de 94 equipes. Com o passar dos anos as federações estaduais começaram a diminuir o numero de equipes participantes de seus campeonato, “apertadas” que foram pelas competições da CBF. O melhor exemplo disso vem da Federação Goiana de Futebol que hoje tem apenas 10 equipes na série A do Goianão. A CBF após introduzir o Campeonato Brasileiro por pontos corridos (2003) colocou um ponto final no inchado  calendário esportivo e optou por ter apenas 20 equipes na Série A e 20  na Série B. O excesso de jogos e de equipes nunca foi apontado pelos especialistas como sinônimo de qualidade técnica.

Com a chegada da televisão transmitindo as partidas de futebol, as federações estaduais tiveram que reduzir drasticamente as datas de seus campeonatos. O Campeonato Goiano por exemplo, tinha 06 meses de duração, hoje são apenas 03 meses.  Com a diminuição das datas o jeito foi ir “cortando” o numero de equipes nos campeonato regionais e adotar o famoso rebaixamento das equipes para uma divisãoinferior . Diante dessas explicações uma pergunta que as vezes é feita pelos torcedores: Quantas partidas então já foram realizadas no estádio Serra Dourada nos seus 38 anos de existência(09/03/1975)? O que se tem de oficial e catalogadas são as partidas realizadas do ano de 2000 até o presente momento.

 Existe um vácuo de informação do ano de 1975 até 1999. Por amostragem podemos dizer que o estádio Serra Dourada tem sediado uma média de 80 jogos a cada ano. Fazendo a questão matemática: multiplicando 80 partidas por ano vezes 38 anos, chegamos a casa de 3.040 partidas realizadas até dezembro do ano passado em mais de três décadas de existência do estádio. Claro que não são dados 100% oficiais. É apenas uma avaliação. Mas é bom salientar que todo esse tempo de Serra Dourada, nem a extinta Secretaria de Esportes e Lazer como a atual Agel, que hoje administra o estádio Serra Dourada,nunca se descuidaram do estádio e muito menos do gramado, que continua recebendo elogios tanto no exterior como dentro do Brasil como sendo o melhor gramado do País para a realização de partidas de futebol.

Texto: Levy de Assis

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.