Há mais de quatro décadas o Estádio Serra Dourada tem sido o principal palco para o futebol na Região Centro-Oeste. Além dos maiores clubes da Cidade, Goiás, Vila Nova, Atlético e Goiânia, a Seleção Brasileira fez dele a sua casa em diversas ocasiões. Por seu gramado, sempre em ótimo estado, desfilaram a maioria dos principais jogadores nesses mais de 40 anos de futebol.

Inaugurado em 9 de março de 1975, o belo estádio chega aos 44 anos de vida, período em que sediou grandes eventos e foi palco de memoráveis partidas de futebol. Entre outros acontecimentos, o Serra Dourada recebeu jogos finais da Copa do Brasil e Copa Sul-americana, duelos da Taça Libertadores e foi sede do Grupo B da Copa América de 1989.


Panorâmica do Serra Dourada

No seu tapete verde, se exibiram talentosos craques como Pelé, Maradona, Neymar, Rivelino, Zico, Sócrates, Francescoli, Caniggia, Robben e Van Persie, entre outros. O estádio também foi palco de apresentações musicais únicas, como o show do ex-Beatle Paul McCartney, para citar apenas um, realizado dia 6 de maio de 2013.

CONSTRUÇÃO

Idealizado para permitir o crescimento do futebol goiano e projetar o Estado, o Serra Dourada começou a ser imaginado a partir da constatação da precariedade do antigo Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, que não permitia a realização de jogos importantes, pois não tinha capacidade para abrigar público na proporção que demandam tais eventos.

A existência de um estádio de grande porte seria condição indispensável para a presença do Estado de Goiás no panorama nacional.

Leonino Caiado, à época governador do Estado de Goiás, determinou ao engenheiro Lamartine Reginaldo da Silva Júnior, então diretor-geral da Fundação Estadual de Esportes (FEE), órgão do Governo que cuidava do esporte, para que iniciasse o processo de construção da nova praça.

E a edificação do Serra Dourada começou no dia 31 de março de 1973. Menos de dois anos depois - exatamente um ano, onze meses e nove dias -, em 9 de março de 1975, o novo estádio estava pronto.

INOVAÇÃO

O projeto arquitetônico do Serra Dourada, inovador para a época, é de autoria do arquiteto e urbanista capixaba Paulo Mendes da Rocha, que em 2006 foi condecorado com o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial.

Entre as inovações apresentadas por Mendes da Rocha, estão os vãos nas arquibancadas, localizados atrás dos dois gols. Além da estética, eles permitem a refrigeração natural do espaço interno, amenizando o forte calor da região. Além disso, o Serra Dourada foi o primeiro estádio a contar com jardins em seu interior, contrastando com o concreto.

O engenheiro Lamartine Reginaldo e os arquitetos Armando Scartezini, Ariel Costa Campos e Silas Varizo foram os responsáveis pela obra, totalmente realizada na gestão do governador Leonino Caiado.

INAUGURAÇÃO

O dia 9 de março de 1975 correspondeu ao segundo domingo daquele mês. Foi a data da grande festa de inauguração do que foi considerado por todos uma grande conquista: o novo estádio. E o “pontapé inicial” não poderia ser em menor estilo que a ambicionada obra. A partida inaugural do Serra Dourada foi disputada por duas seleções.

De um lado estava a Seleção Goiana, representando o Estado e sua população. Do outro, alinhou a respeitada Seleção de Portugal. No time goiano, nomes de respeito no futebol da época e que estão na história dos clubes locais. Craques como Lincoln – chamado de o "Leão da Serra" - , Macalé, Matinha, Paghetti, Fernandinho e Tuíra, entre outros.

Uma enorme multidão de 76 mil e 718 espectadores pagantes se aglomerou na nova praça esportiva para sua abertura oficial. E o duelo entre as duas equipes não teve nada de festivo. As comemorações se encerraram com o apito inicial do árbitro. Quando a bola rolou, o que se viu foi uma disputa acirrada pela vitória.

Coube a um jogador português o feito de assinalar o primeiro gol do Serra Dourada. Foi de Octávio o tento que abriu o placar para os europeus. Os registros do lance são escassos, mas acredita-se que foi através de um chute de fora da área.

O primeiro gol brasileiro foi do centroavante Lincoln. O meia Alexandre Neto iniciou a jogada e passou para o ponta-direita Fernandinho, que acionou o “Leão da Serra” na intermediária. O atacante, que fez história com a camisa do Goiás, progrediu em diagonal e bateu de canhota no canto direito do goleiro.

O meia Tuíra fez o segundo da Seleção Goiana, que venceu a partida por 2 a 1, de virada.

CURIOSIDADES

A capacidade original do Serra Dourada era de 75 mil pessoas oficialmente, mas, na prática, estaria em torno de 80 mil espectadores, já que seus dois maiores públicos se aproximam desta marca. O recorde de presença foi estabelecido no jogo inaugural, com 79 mil 610 presentes.

No decorrer dos anos, porém, a capacidade diminuiu, atendendo às determinações legais, tanto às dispostas em Lei, para atender sobretudo à segurança da população, quanto às da Federação Internacional de Futebol – FIFA -, visando maior conforto aos espectadores. Atualmente a capacidade do estádio é para 42 mil e 49 lugares.

Nestas mais de quatro décadas de existência, o Serra Dourada sediou inúmeros eventos de grande magnitude, seja no campo esportivo, seja no de grandes espetáculos. Entre os primeiros, acolheu finais de competições como a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana, além de jogos da Taça Libertadores e de ter sido sede da Copa América, em 1989.

CRAQUES

Mas é no universo do futebol que o Serra Dourada pode se orgulhar de ter sido local de exibição para verdadeiros “monstros sagrados”. O chamado Gigante do Cerrado viu desfilar em seu sempre elogiado gramado craques como Pelé, Maradona, Zico. Francescoli, Sócrates, Caniggia, Rivelino, Neymar, Robben e Van Persie, para ficar em apenas alguns nomes.

Isto além do tantos ídolos de clubes goianos, onde se destacam legendas como Lincoln, Guilherme, Tuíra, Luvanor, Baltazar, Cacau, Túlio, Fernandão, entre tantos outros que alegraram a torcida local e construíram a história do futebol no Estado.

O maior artilheiro do Serra Dourada é Túlio Maravilha, com 131 gols. A seleção brasileira já disputou 14 partidas no estádio e jamais foi derrotada - 12 vitórias e dois empates. A dimensão do gramado, que já foi de 118 x 80 metros, passou para 110 x 75, mas hoje, por força de uma determinação da Confederação Brasileira de Futebol – CBF -, que padronizou os campos, é de 105 metros de cumprimento por 68 metros de largura.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.